Sobre a Hughes

A Hughes Communications é a líder mundial no fornecimento de serviços de rede e tecnologia de comunicação via satélite. Sediada em Germantown, EUA, tem clientes em mais de 100 países e, para atendê-los, conta com subsidiárias no Brasil, na Índia, na China e na Europa.

A Hughes Communications é a maior provedora de banda larga via satélite para o mercado residencial do mundo. Além disso, é uma das mais respeitadas prestadoras de serviços de telecomunicações e de tecnologia de comunicação via satélite do planeta.

A empresa é responsável por avanços tecnológicos que impactaram todo o sistema de transmissão via satélite como o desenvolvimento dos primeiros satélites de comunicação geoestacionários e os primeiros sistemas Very Small Aperture Terminal (VSAT) para comunicação corporativa. Também foi ela quem lançou o primeiro sistema Direct to Home (DTH) em larga escala e o primeiro serviço de acesso à internet via satélite.

Atualmente, a Hughes Communications fornece seus produtos e serviços para clientes de diversos mercados no mundo todo – empresas dos setores de varejo, loteria, óleo e gás, hotelaria, automotivo, restaurantes, serviços financeiros, operadoras de telecomunicações fixas e móveis.

Para saber mais sobre as tecnologias desenvolvidas pela Hughes Communications visite o site corporativo: www.hughes.com

Hughes do Brasil

A HUGHES do Brasil é uma subsidiária integral da Hughes Communications. No mercado nacional, a empresa opera com foco em soluções de telecomunicações para o mercado corporativo e governamental. Com tecnologia de ponta, tem capacidade para atuar em todo território brasileiro fornecendo soluções, equipamentos e serviços. A empresa atua principalmente nos setores Utilities, Varejo, Financeiro, Educação, Indústria, Telecom, Governo e Agronegócio.

Hoje, a HUGHES fornece soluções integradas e presta serviços gerenciados de telecomunicações, utilizando tecnologia própria nas redes de comunicação via satélite. A empresa conta com 30 bases técnicas de atendimento em todo o Brasil e um centro de operações de rede (NOC – Network Operation Center) na cidade de Barueri (SP), hospedado na Terremark Brasil, maior ponto de troca de tráfego IP multilateral da América Latina. O NOC oferece gerenciamento contínuo, com suporte 24 horas por dia.

Linha do tempo

  • 1932

    Howard Hughes funda a Hughes AirCraft Company (HAC), passa a construir aviões comerciais e desenvolver tecnologia militar como radares para aeronaves de combate. Também assume o controle da Trans World Airlines (TWA).

  • 1950

    A década de 50 é marcada pelo lançamento dos helicópteros Hughes 300 e Hughes 500, pela Hughes Air Craft (HAC) – os mais bem sucedidos produtos da história da aviação.

  • 1960

    A década de 60 foi determinante para o ingresso das empresas de Howard Hughes na área de telecomunicações. Em 1963, a Hughes Air Craft (HAC) estabilizou em órbita geoestacionária o satélite Syncom. Em 1965 o Intelsat1 tornou-se o primeiro satélite de telecomunicações comerciais do mundo e, em 1966, a espaçonave Surveyor 1 pousa com sucesso na lua.

  • 1980

    Lançamento do satélite Galaxy 1, que revolucionou a indústria de TV norte americana com canais transmitidos via satélite. Em 1985, a General Motors (GM) assumiu o controle da Hughes Air Craft (HAC) e suas subsidiárias, formando a GM Hughes Electronics Corporation.

  • 1987

    A Hughes Network Systems (HNS) entra fortemente no mercado com a compra da M/A Telecommunications. Nesta época a GM Hughes Electronics Corporation já possuía 12 mil produtos em portfólio, 1.500 projetos e 85 mil funcionários em todo o mundo.

  • 1991

    A GM Hughes Electronics Corporation lança o primeiro serviço Direct to Home (DTH) do mundo – a DirecTV. Neste ano é inaugurado o primeiro escritório da HUGHES no Brasil, em São Paulo (SP). A empresa passa a fornecer equipamentos de comunicação via satélite para a maior parte dos bancos brasileiros.

  • 1995

    A empresa passou a chamar-se Hughes Electronics Corporation e lançou o DirecPC, o primeiro serviço de internet banda larga via satélite do mundo.

  • 1996

    Neste ano, a Hughes Electronics Corporation passou a controlar 71,5% da PANAMSAT. Esta operação criou o maior operador privado de sistemas de telecomunicações por satélite do mundo.

  • 2000

    A Boeing Company compra a Hughes Air Craft (HAC), divisão responsável pela fabricação de satélites. No mesmo ano a Hughes Network Systems (HNS) lança a internet banda larga bidirecional via satélite – Direcway.

  • 2002

    A DirecTV alcança a marca de 11 milhões de assinantes e dois anos depois a Hughes Network Systems (HNS) inicia o projeto SpaceWay – pioneiro no desenvolvimento e produção de satélites de alta capacidade (High Throughput Satellite - HTS) em banda Ka para uso comercial.

  • 2003

    A HUGHES do Brasil inicia a operação de prestação de serviços de telecomunicações corporativas no país.

  • 2007

    A HUGHES do Brasil inaugura o seu próprio teleporto em Barueri (SP), no Data Center da Terremark. Neste mesmo ano, a Hughes Communications lançou o satélite Spaceway 3, primeiro em banda Ka para acesso à internet banda larga do mundo, com capacidade de 10 Gbps de transmissão.

  • 2011

    A EchoStar assume o controle total da Hughes Communications. Neste mesmo ano, adquire em leilão da Anatel a posição orbital 45 graus oeste por R$ 145 milhões.

  • 2012

    A Hughes Communications lançou o satélite Echostar XVII (Júpiter) com tecnologia High Throughput Satellite (HTS) e capacidade de transmissão de mais de 100 Gbps. Ele é utilizado nos serviços de internet banda larga para a América do Norte.

  • 2013

    A Hughes Communications anuncia a escolha da Space Systems/Loral (SSL) para construção do satélite Júpiter 2 /Echostar XIX. Com 150 Gbps, torna-se o equipamento com a maior capacidade de transmissão de dados do mundo. A HUGHES do Brasil alcança 14 mil pontos de rede gerenciados distribuídos entre os seus 90 clientes.

Material Institucional