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São Paulo, 18 de junho de 2024 – Como resultado de um programa bem estruturado de promoção da equidade de gênero, a Hughes do Brasil, subsidiária da Hughes Network Systems, LLC (HUGHES), mostrou um avanço significativo no caso de novas contratações de colaboradoras: em 2021 eram apenas 18% do total de funcionários recém-chegados, fatia que alcançou 52% em 2023. Ainda por meio do Plural, o programa de diversidade e inclusão da empresa, o percentual de mulheres na liderança saltou de 29% para 34% no mesmo período.
Esses números estão em linha com a política da Hughes de reforçar internamente a agenda ESG (fatores ambientais, sociais e de governança). Um programa de diversidade e inclusão como o Plural ganha ainda mais relevância para a Hughes considerando o desafio que essa pauta representa no setor de telecomunicações, que é tradicionalmente dominado por homens.
Parte de uma estratégia ESG mais ampla da Hughes do Brasil, o Plural envolve treinamentos específicos para capacitação e desenvolvimento das colaboradoras e política de contratação prioritária de mulheres. Entre as práticas do programa está a exigência para que as agências de recrutamento parceiras apresentem à empresa uma proporção equilibrada de candidatos, garantindo que homens e mulheres com formação e experiência semelhantes tenham o mesmo acesso às oportunidades de trabalho na Hughes.
Outros números comprovam o sucesso do Plural em termos de equidade de gênero. Seguindo as diretrizes do programa, a Hughes conseguiu aumentar, por exemplo, a presença de estagiárias de 33% em 2021 para 85% em 2023. Especificamente no caso dos estágios, a empresa decidiu contratar apenas mulheres em 2023, determinação que permanece em 2024, segundo Valéria Motta, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Hughes do Brasil.
“A ampliação do número de mulheres na Hughes do Brasil demonstra o comprometimento da empresa com a diversidade e evidencia a eficácia de nossas estratégias e programas relacionados a essa agenda”, destaca Motta. “Sinto alegria, gratidão e tenho minhas forças renovadas pelo aprendizado que estou tendo através dos desafios, que são muitos, mas principalmente das oportunidades de interação com as colegas, consultoras e grupos que venho conhecendo e me aproximando para me apropriar mais e mais sobre os entraves estruturais que insistem em se reproduzir na sociedade e nas organizações”, completa a executiva.
Para manter o tema vivo e gerando reflexões, a empresa promove periodicamente lives especiais. Uma delas aconteceu no último dia 10 de abril, com o tema “Liderança para Mulheres: Como Desenvolver a Minha Carreira”. Durante a live, as colaboradoras da Hughes puderam interagir com Marina Dayrell, jornalista especializada em diversidade, equidade e inclusão.